Área Tecnológica

 

   

 

A participação em cursos de Aprendizagem Industrial do SENAI é o primeiro passo para jovens e adolescentes terem acesso ao primeiro emprego.

Quem participa de cursos de aprendizagem não só tem aulas teóricas e práticas nas unidades do SENAI.  Os alunos vivenciam o mundo real de trabalho em uma das milhares de empresas parceiras do SENAI em todo o Brasil. É a oportunidade de começar a trajetória para construção da carreira.

Os cursos são gratuitos e são oferecidos em diversos segmentos industriais. Para a experiência profissional, os estudantes assinam um contrato especial de até dois anos com carteira assinada. As chances de ser efetivado são grandes.

 

 

PROCESSO SELETIVO DO 2ºSEM./2021


Processo seletivo para candidatos da comunidade.

 

PERÍODO DE INSCRIÇÃO: das 14h do dia 28/06/2021 até as 21h do dia 12/07/2021

Site da inscrição  Acesse 
Acompanhamento do processo seletivo Acesse
Edital Acesse
Edital - Errada item 1.2 Acesse
Edital - Errada itens 1.1 e 1.4 Acesse

 

Curso Vagas Horário das aulas 
Eletricista de manutenção eletroeletrônica 02 07:30 às 11:30
Mecânico de usinagem 13 07:30 às 11:30 
Mecânico de manutenção 13 07:30 às 11:30 

 

DURAÇÃO DOS CURSOS

Nossos cursos têm duração de 2 anos e carga horária de 1600 horas


DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

Nas escolas e pela internet: 22/07/2021 – a partir das 14h

 

PERÍODO DE MATRÍCULA

Candidatos classificados: 22, 23 e 26/07/2021
Suplentes (1ª chamada): 27/07/2021
Suplentes (2ª chamada): 28/07/2021

 

 
ORIENTAÇÕES PARA CANDIDATOS

 

Pré-requisitos:

Para a ocupação de Eletricista de Manutenção Eletroeletrônica, o requisitante deverá, no início do curso, ter no mínimo 16 anos e no máximo idade que lhe permita concluir o curso antes de completar 24 anos. Ele deverá ter concluído o Nível Fundamental.  
Para a ocupação de Mecânico de Manutenção e Mecânico de Usinagem, o requisitante deverá, no início do curso, ter no mínimo 14 anos e no máximo idade que lhe permita concluir o curso antes de completar 24 anos. Ele deverá ter concluído o Nível Fundamental.

 

Para a inscrição, os candidatos deverão:

1. O candidato deverá possuir RG e CPF  
2.     Preencher eletronicamente o requerimento de inscrição, selecionando, em ordem de prioridade de  matrícula, até três ocupações e turnos oferecidos pela escola onde pretendem fazer o curso, se houve
3. Cadastrar a forma de avaliação (conceito/numérica), a escala de avaliação (numérica) e as notas finais das disciplinas de Matemática, Português, Ciências, História e Geografia obtidas no  ano do Ensino Fundamental II – EF I
4. Anexar o Histórico ou Boletim Escolar ou Declaração de Conclusão do EF II, conforme Anexo I que comprove as informações cadastradas

 

OBSERVAÇÕES:

a) Poderão ser enviados até 3 (três) arquivos de 4Mb cada um;

b) Serão aceitos arquivos com as extensões jpeg/pjpeg/bmp/png/x-ng/gif/pdf/msword/tif;

 
ORIENTAÇÃO PARA AS EMPRESAS
 

A contratação de aprendizes é obrigatória para empresas de qualquer natureza, e opcional para micro e pequenas empresas ou aquelas enquadradas no SIMPLES.

Além de cumprir a lei, a empresa que contrata aprendizes tem a vantagem de, após a conclusão dos cursos, contratar profissionais que atendem às especificidades da organização.

As empresas poderão contratar alunos dos cursos de Aprendizagem Industrial do SENAI ou indicar candidatos para participar do processo seletivo. Os que forem aprovados podem ser contratados como aprendizes.

Consulte-nos para saber sobre a oferta de cursos desenvolvidos sob demanda  
Para maiores informações e orientações, acesse o Manual da Aprendizagem Acesse

 

DÚVIDAS FREQUENTES PARA CANDIDATOS DE EMPRESA

 

Sobre a Carta de indicação  

A Carta de indicação é um documento que a Empresa preenche com os dados do candidato (RG, CPF, Telefones) e os dela, indicando-o a participar do processo seletivo da aprendizagem industrial, de acordo com o curso do interesse da Empresa. 
Este documento confirma a inscrição do candidato no processo de seleção do SENAI.


Não tenho uma carta de indicação. Como posso conseguí-la?

Entre em contato com as principais Empresas de Campinas e verifique se as mesmas mantêm aprendizes com o SENAI. Caso positivo, verifique na Empresa se é possível conseguir a Carta de indicação para que o candidato participe do Processo de Seleção. 
As Empresas entregam suas Cartas de indicação através de critérios próprios. O SENAI não interfere nos critérios de indicação das Empresas.
É de responsabilidade do candidato solicitar a Carta de Indicação em empresas de Campinas.

 

Qual empresa pode fornecer a carta de indicação? 

Somente as Empresas contribuintes/beneficiárias do SENAI que tenham solicitado vagas em nossos Cursos de Aprendizagem. 
Caso o aluno entregue uma carta de uma Empresa que não solicitou vagas conosco, a inscrição não será validada. Nesse caso, peça para a Empresa entrar em contato com o SENAI, pelo telefone: (19) 3772-1840, para a orientarmos a esse respeito.