NOSSA FACULDADE
 
ENGINEERING KOMPETENZ CHALLENGE: WALTER/SENAI 2017


A equipe formada pelos alunos Lucas Souza e Leonardo Rosa, juntamente com o  professor Alex Sandro Payão dos Santos, da Faculdade de Tecnologia SENAI “Roberto Mange”,  foram os vencedores do concurso Engineering Kompetenz Challenge Walter & SENAI, e ganharam uma viagem à Alemanha.

A Empresa Walter do Brasil desafiou os alunos dos quintos e sextos semestres do Curso Superior de Tecnologia em Fabricação Mecânica das três Faculdades do SENAI SP, apresentando um problema real da indústria aeroespacial. O desafio final era a manufatura de uma peça em alumínio, utilizando máquinas à CNC com 3 e 5 eixos. No total foram inscritas 35 equipes.

Parabéns a todos os competidores, em especial, à equipe da nossa Faculdade!

 

 

PARTICIPAÇÃO NA 9º ed. DA COMPETIÇÃO MUNDIAL DE PONTE DE MACARRÃO


Três equipes da Faculdade de Tecnologia SENAI “Roberto Mange” foram premiadas na 9ª edição da Competição Mundial de Ponte Macarrão, que aconteceu entre os dias 20 e 23 de maio de 2019, na Universidade de Óbuda, em Budapeste, na Hungria. Elas conquistaram o segundo, quarto e quinto lugares na competição, com pontes de macarrão que suportaram 355,3 kg, 274,9 kg e 240,2 kg, respectivamente.

Dois professores e 10 alunos do Curso Superior de Tecnologia em Fabricação Mecânica construíram pontes de macarrão aplicando os conhecimentos adquiridos durante as aulas de cálculo, física e estrutura dos materiais. Depois de pronta, as pontes foram submetidas a uma carga até romper – e as que suportaram mais carga foram consideradas vencedoras.

Segundo o coordenador da Faculdade, professor Marcus Vinicius Begossi, os ótimos resultados mostraram que os ensinamentos passados em sala de aula foram realmente absorvidos pelos alunos, além, é claro, dos valores que são trabalhados no SENAI-SP, como iniciativa, planejamento, trabalho em equipe, companheirismo, comprometimento e saber fazer.

Parabéns aos docentes e alunos por representarem de forma brilhante a nossa instituição!

 

 

I SIMPÓSIO DAS FACULDADES DE TECNOLOGIA SENAI-SP - 2018

 

O I Simpósio das Faculdades de Tecnologia SENAI-SP teve como tema: “Informação e Conhecimento – SIC-2018”. E evento aconteceu no dia 26 de novembro de 2018 e foi realizado no Teatro SESI, no prédio da FIESP, em São Paulo.

Organizado pelas todas as Faculdades do SENAI-SP, o evento teve como principais pilares a disseminação da produção científica da comunidade acadêmica e a projeção do desenvolvimento tecnológico e da sociedade como um todo.

Durante todo o dia foram apresentados os melhores trabalhos e nossa Faculdade participou com 11 trabalhos, sendo 2 apresentações orais e 2 pôsteres.

 

 

II SIMPÓSIO DAS FACULDADES DE TECNOLOGIA SENAI-SP - 2019
 

O 2° Simpósio de Informação e Conhecimento das Faculdades de Tecnologia Senai-SP foi realizado na unidade Senai de São Caetano do Sul. O evento apresentou e premiou as melhores pesquisas científicas do ano em relação às tecnologias e às metodologias aplicadas aos sistemas produtivos do setor industrial.

Quando os desafios são aceitos e são realizados buscando a inovação, a superação e o trabalho em equipe, o resultado é esse! Parabéns aos alunos e aos docentes que participaram do II Simpósio de Informação e Conhecimento das Faculdades de Tecnologia SENAI-SP.

 

 

Pesquisa e desenvolvimento naval: Marinha do Brasil e a nossa faculdade
 

Nossa faculdade, por meio do curso de pós-graduação em Usinagens Especiais, teve a oportunidade de contribuir com o projeto “Pesquisa e desenvolvimento de um propulsor para veículo submarino autônomo, utilizando a geometria do modelo DARPA SUBOFF” da Diretoria de Desenvolvimento Nuclear da Marinha – LABHIDRO e do Centro Industrial de Aramar – CINA.

O modelo DARPA SUBOFF foi elaborado e projetado em nossos laboratórios e a usinagem realizada no Centro de Usinagem 5 eixos da Faculdade SENAI “Roberto Mange”.

O projeto resultou no trabalho de conclusão de curso do pós-graduando Vinícius Gomes de Oliveira, Capitão-Tenente do Corpo de Engenheiros da Marinha do Brasil, que elaborou um artigo sob a orientação do docente Roberto Giani Pattaro Junior.