Nossos alunos e professores nos orgulharam mais uma vez!

Parabéns Equipe Nióbio pelo desempenho na 2021 FIRST® Robotics Competition.

Em um dos principais eventos de robótica do mundo - o FIRST Robotics Competition (FRC) - fomos vencedores nas categorias Infinite Recharge at Home Challenge e Dean’s List semifinalistas na categoria Innovation Challenge.

Parabéns Camila, Gabriel, Gustavo Melo, Gustavo Meira, Isabelly, João Moura, João Montanari, Larissa, Laura, Lívia, Luis, Luiz, Maria, Matheus, Naiury, Vanessa, Payão, Chaparro, Flávia, Rodrigo e Begossi. Nossa escola está orgulhosa demais de todos vocês.

 

      


Temporada 2020-2021 

A FIRST oficialmente anunciou, no último dia 21, a premiação dos vencedores da competição classificada de Skills Competition para a temporada 2020-2021, chamada Infinite Recharge at Home Challenge da FIRST Robotics Competition 2021.  

Nesta modalidade, os 52 grupos tiveram que completar as missões virtualmente, determinadas pelo organizador (FIRST), com seus robôs funcionando em modo autônomo e teleoperado, enviar os vídeos para avaliação, totalizando 8969 vídeos de robôs e 995 GB de dados.  

Os alunos foram avaliados através de apresentações em inglês, pelo Teams. Tanto que nessa temporada em andamento, chamada Infinite Recharge at Home, os times concorreram em várias categorias, são elas: 

Woodie Flowers: em que estão competindo pelo título de mentor mais inspirador que possui habilidades de comunicação eficazes para transformar seus alunos em líderes nas áreas de ciência e tecnologia. O material enviado foi exclusivamente desenvolvido pelos alunos, por meio de uma redação com detalhamentos solicitado pela FIRST.  

Dean’s List: premia o aluno que se mais destaca e melhor desempenha os valores e compartilha as mensagens da FIRST como: trabalho em equipe, liderança, inovação, descoberta, inclusão, inovação.  

Chairman’s: é o prêmio mais importante da competição em que os robôs engajam as equipes a realizar uma diferença social no mundo.  

The Game Design Challenge: convida as equipes a projetarem um primeiro jogo de competição de robótica e competir por prêmios julgados e uma oportunidade de compartilhar seu design com os designers de jogos da FIRST Robotics Competition

Innovation Challenge: as equipes registradas identificam um problema do mundo real relacionado ao tema desta temporada FIRST Game Changers, projetam uma solução, constroem um modelo de negócios, fazem um protótipo e fornecem argumentos de venda para competir com outras equipes de FRC do mundo inteiro. 

Nessa última premiação, por exemplo, a solução proposta pela equipe SESI SENAI Nióbio 7566, de Campinas, é um aplicativo para celular com o objetivo de conectar pessoas com deficiência possibilitando que conheçam e se reúnam em locais voltados à prática de esportes adaptados. 

A solução proposta pela equipe SESI SENAI Megazord 7563, de Jundiaí, é um robô compacto com inteligência artificial que auxilia na prática esportiva, incentiva, apresenta treinos específicos e verifica se os movimentos da pessoa estão corretos 

Já a equipe de Bauru, Octopus 7567, desenvolveu uma prótese sustentável para pessoas que possuem amputação transradial nos membros superiores, permitindo assim que elas pratiquem tênis, porém com possível expansão para os esportes: tênis de mesa e golfe.

 

Mais sobre a FIRST 

Acrônimo de For Inspiration and Recognition of Science and Technology, a FIRST é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1989 pelo inventor americano Dean Kamen. O intuito da organização - e suas premiações - é estimular os jovens a seguirem carreiras nas áreas da ciência e tecnologia e se tornarem os novos líderes do século 21?. 

As competições da FIRST acontecem desde 1992 e focam em promover valores importantes para o jovem, atualmente, como: descoberta, inovação, impacto, inclusão, trabalho em equipe e diversão.? A faixa etária dos participantes vai de 14 a 18 anos, que abrange alunos do Ensino Médio articulados do SESI e curso técnico no SENAI-SP. O lema principal é “Mais do que robôs” e desenvolvem robôs de porte industrial.  

Mais uma vez, parabenizamos as equipes de Robótica do SENAI-SP e SESI pela brilhante participação e desempenho nas competições da FIRST